A rede social pró-islâmico Estado foi puxado horas off-line após o seu lançamento.
A rede, 5elafabook, foi supostamente criado na sequência de um ramp-up nos esforços por Twitter rapidamente desligar o contas promovendo jihad violenta. Facebook teve também aplicada a proibição-martelo sobre contas jorrando propaganda pró-Califado.
5elafabook - pronunciado Khelafabook e que significa "livro Califado", disse que era independente e não patrocinado pelo Estado islâmico. No entanto, compartilhavam a mesma visão de mundo e tennets filosóficas fundamentais, incluindo a obediência à lei Sharia, a suposta glória do martírio e uma ambição comum para se alargar.
O site foi ostensivamente estabelecida como uma rede social para torcedores de SI.
Estranhamente, www.5elafabook.com foi hospedado em, de todos os países, os EUA, e em uma plataforma limitada de recursos compartilhados. Além disso, o local se faz uso de encriptação. É por demais amador mesmo para servir como um Honeytrap, o pesquisador de segurança Rickey Gevers argumenta. "Para uma agência de inteligência, este set-up é ainda muito, muito, muito óbvio e não faria sentido em tudo," Gevers wrytes em um post de blog . "Na minha opinião, este é apenas um set-up escolhido por um torcedor ISIL amadora ou brincalhão engraçado."
Outros, como patriota hackers The Jester, rapidamente notado alguns dos mesmos elementos incongruentes em todo o set-up.
Amadora ou não, o site chamou a atenção de Anonymous, elementos de que mais tarde assumiu a responsabilidade por tomar para baixo o site.
Anonymous tem uma campanha em curso contra sites pró-IS, apelidado #OpISIS. "Todos os ativos do site #ISIS ficará offline. Http://5elafabook.com já sair. Mais para vir. #OpISIS #Anonymous", Uma conta anônima filiados Tweeted triunfante.
5elafabook.com foi ao ar como um pré-beta claramente inacabado no domingo, antes de ir off-line em torno de um dia mais tarde. A conta de Twitter vinculada foi desligado e 5elafabook.com próprio substituído por uma mensagem dizendo que tinha suspendido temporariamente as operações de "proteger as informações e detalhes do que é [sic] os membros e sua segurança".
O site foi aparentemente juntos usando Socialkit, uma plataforma para o desenvolvimento de do-it-yourself redes sociais. "O site foi registrado com webservices empresa GoDaddy.com em 3 de março e citou seu endereço de casa como é controlado-Mosul, no Iraque, mas o seu país de origem, como o Egito [e] com um número de telefone, aparentemente falsa lá", Stuff.co.nz relatórios .
Screenshots (através de uma história no jornal francês Le Figaro) mostram um site cuja página de login tinha a aparência de um clone do Facebook, embora aquele cuja página casa contou com uso liberal do emblema Califado e um esquema de cores diferentes, colocados juntos em preto e azul. ®
via Alimentação (Feed)
Nenhum comentário:
Postar um comentário