Aplicativos móveis relatório vulnerabilidade de segurança
Para cada novo lançamento do Red Hat Enterprise Linux, uma nova versão do Oracle Linux nunca fica muito atrás, e RHEL 7 não é exceção.
Red Hat lançou seu mais recente versão em junho, trazendo recursos como o suporte para Linux Containers, XFS como o sistema de arquivos padrão, melhor integração com o Microsoft domínios do Active Directory, e muito mais.
E, naturalmente, porque a Oracle Linux é construído a partir de seu código-fonte do Red Hat e é projetado para ser um substituto a 100 por cento compatível com o sistema operacional da Shadowman, Oracle Linux 7, que o gigante banco de dados lançado na quarta-feira, inclui todas as mesmas coisas.
"Essa é uma grande parte da mensagem", Wim Coekaerts, vice-presidente sênior da Oracle Linux e engenharia de virtualização, disse ao The Register. "Compatibilidade total com o RHEL, os mesmos pacotes e o mesmo nível de suporte e compatibilidade como o que fizemos no passado."
De acordo com bumph da Oracle para a nova versão, mais de 12.000 clientes já se inscreveram para os contratos de suporte do Oracle Linux, mesmo que o software que está recebendo é praticamente idêntico ao que a Red Hat oferece.
Na verdade, Coekaerts apontou, os clientes não têm sequer de executar binários da Oracle para obter o seu apoio Linux a partir do gigante banco de dados. Eles podem manter seus servidores RHEL existentes no lugar e simplesmente mudar para o suporte da Oracle, e eles podem instalar RPMs de repositórios da Oracle em seus servidores RHEL sem problemas.
Mas cada vez mais há razões concretas pelas quais os clientes podem querer optar por Oracle Linux, mesmo que eles não são de outro modo os clientes da Oracle, disse Coekaerts, razão pela qual a empresa começou posicionar seu Linux como um "sistema operacional de propósito geral."
"Nos primeiros dias, as pessoas colocam-nos para o nicho de mercado, quer dizer, 'Oh, hey, se você está indo para executar os produtos da Oracle em Linux, Oracle Linux, obviamente, é o caminho a percorrer, porque você começa suporte full-stack. ' E enquanto isso é obviamente verdade e é por isso que temos uma entrada fácil para a nossa base de clientes, certamente não é a nossa intenção de ser apenas isso ", disse Coekaerts.
Sim, você pode executar aplicativos SAP no pinguim da Oracle
Ele enfatizou que os clientes são livres para executar todos os aplicativos que eles querem em Oracle Linux - incluindo aplicativos personalizados e até mesmo os de concorrentes da Oracle como SAP - e Oracle irá fornecer o mesmo apoio nos mesmos termos, alguns dos quais são melhores do que as ofertas da concorrência .
Por exemplo, ao contrário de outros sabores Linux Enterprise, da Oracle é de livre distribuição. Quem quiser pode baixar o Oracle Linux e fazer tantas cópias quanto eles querem e dar-lhes a quem eles querem. A Oracle ainda permite a redistribuição, livre de seus logotipos, marcas registradas e outros direitos de propriedade intelectual.
Além do mais, você pode até instalar e executar o Oracle Linux em qualquer sistema que você deseja. A menos que você precisa de apoio, você não tem que pagar. As empresas podem padronizar Oracle Linux em toda a sua infra-estrutura, instalá-lo em 1.000 máquinas, mas pagam apenas por aqueles que consideram servidores de produção.
"Queremos que o Oracle Linux para ser usado por qualquer pessoa e todo mundo lá fora que quer usar uma distribuição Linux empresarial", Coekaerts nos disse.
Da mesma forma, enquanto alguns fornecedores de Linux - Red Hat incluídos - tentar orientar os clientes para o seu próprio sabor do software de gerenciamento de nuvem OpenStack, Coekaerts disse a Oracle vê OpenStack como meramente outro aplicativo. Clientes do Oracle Linux são livres para executar o sistema operacional como um convidado em distribuição OpenStack de ninguém, e Oracle apoiará qualquer sabor de OpenStack em execução no Oracle Linux. Melhor ainda, o apoio OpenStack está incluído no preço de um contrato de Suporte Oracle Linux.
Mas Linux da Oracle também atende a clientela tradicional da empresa. Tomemos, por exemplo, a sua abordagem para Linux Containers. Enquanto algumas empresas de Linux estão colocando todos os seus esforços em compatibilidade Docker, a Oracle vê espaço para mais do que uma tecnologia de contêiner no ecossistema Linux.
"Docker é mais concebido em torno tipo DevOps de ambientes, onde é pequeno, aplicativos ágeis como o MySQL ou Apache", disse Coekaerts. "E Containers, tipicamente, para nós são usados para essas aplicações mais tradicionais como uma alternativa ao uso de VMs -. Assim, como um grande recipiente banco de dados Oracle que pode ser terabytes em tamanho e Docker realmente não se presta bem a ... estes recipientes enormes. Então, nós queremos oferecer tanto aos clientes. "
Coekaerts acrescentou que os clientes podem confiar Oracle Linux para lidar com essas cargas de trabalho pesadas porque a Oracle coloca seu dinheiro onde sua boca está. A Oracle Linux que os clientes podem baixar a partir de servidores do gigante banco de dados é o mesmo código que está sendo executado em todos os seus sistemas de engenharia Exadata processadores Intel.
Oracle Linux 7 está disponível para Download começando na quarta-feira, com pacotes RPM individuais também disponíveis na empresa servidor público Yum . ®