terça-feira, 21 de outubro de 2014

Migrar para a nuvem e ver o seu vôo take negócio


Internet Security Threat Report 2014


Pense computação em nuvem é sobre como se livrar de infra-estrutura de TI para economizar dinheiro? Pense novamente.


"Vemos muito pouco do" vamos mover cargas de trabalho na nuvem, por isso é mais barato '", diz o analista do Gartner Gregor Petri.







"A maioria das cargas de trabalho na nuvem são novos. A promessa da computação em nuvem para empresas é que eles podem se tornar empresas digitais, e mover suas proposições fundamentais para tornar-se digital. "


Vamos digitais


Tornando-se digital tem dois aspectos. Trata-se de repensar negócios para a nuvem e era móvel, ea outra é sobre os sistemas internos.


"São duas tendências diferentes. Uma significa que você vai chegar aos seus clientes. Os outros meios que você vai fazer cada vez menos internamente porque não é mais prático ou viável é ", diz Petri.


Um exemplo de um destes processos internos é gerenciamento de despesas. A maneira antiga é um sistema de gestão de despesas em cada escritório local. Agora, as empresas podem simplesmente assinar um serviço de gestão de despesas como Concur . Quando você receber uma fatura, você tira uma foto dela com seu telefone. O serviço de gestão de despesas pega e faz todo o processamento.


Uma lógica semelhante se aplica em outras áreas, como a logística. "Não é eficiente se eu levar meus 200 embarques e otimizar rotas para eles. É muito mais eficiente se alguém na nuvem leva todos os 6.000 embarques para uma determinada cidade e otimiza o cronograma de entrega para isso ", diz Petri.


"Um monte de fabricantes de eletrônicos estão trabalhando com empresas como a GT Nexus , que dispõe de uma rede de nuvem que tem todos os prestadores de serviços logísticos de terceiros. Eu vou lá com meus cargas, dizendo, por exemplo, isso é o que eu quero enviar a partir de China para Nova York, e eles incorporá-lo na sua optimização global. "


Tradicionalmente, a computação em nuvem tem sido divididos em três tipos. Infra-estrutura como serviço (IaaS) é sobre o uso de virtualização para executar cargas de trabalho de computação em infraestrutura de nuvem, e não em seu próprio centro de dados. EC2 da Amazon (Elastic Compute Cloud) ou do Microsoft Azure máquinas virtuais são exemplos deste modelo.


Plataforma como serviço (PaaS) oferece um alto nível de abstração, com suas aplicações rodando em serviços hospedados de um provedor. Se você não está tendo a pensar em máquinas virtuais e sistemas operacionais, então você está fazendo PaaS em vez de IaaS, embora a extensão da abstração varia.


Software como um serviço (SaaS) é o lugar onde você é simplesmente um usuário do aplicativo de um fornecedor, geralmente pagando por usuário por mês. Salesforce é SaaS, bem como PaaS, mostrando como essas categorias podem se sobrepor.


Gartner e alguns outros analistas adicionar uma quarta categoria, processo de negócio como um serviço, o que significa que as operações de negócios, tais como a publicidade, pagamentos e compras são terceirizadas para serviços em nuvem.


Assim, a frase "adotar a computação em nuvem" significa pouco. Basta mover algumas cargas de trabalho para modelos IaaS ou PaaS ainda pode alcançar redução de custos, mas tem pouco impacto sobre a forma como a empresa conduz seus negócios. Quando a nuvem pode ser transformacional está possibilitando novas oportunidades de mercado ou formas de trabalhar.



"A comunidade de capital de risco não vai mais dar um financiamento de arranque para comprar a infraestrutura de TI"



Existem inúmeros exemplos de empresas que não poderia existir sem nuvem. "Temos muitos clientes que são construídos na nuvem, pessoas como o Airbnb, Foursquare e Supercell", diz Amazon Web Services (AWS) evangelista técnico Ian Massingham.


Ele acrescenta que, no setor de aplicativos e jogos para celulares, muitas empresas estão dependentes de nuvem, e que para startups pode haver nenhuma escolha.


"A comunidade de capital de risco não vai mais dar um financiamento de arranque para comprar infraestrutura de TI. Isso não faz sentido, porque você pode inicializar na nuvem a custo muito baixo ", diz ele.


Aplicativos móveis são um bom caso de uso para a nuvem, porque eles precisam de escala para um número desconhecido de usuários.


"Há um monte de risco, se você é uma marca bem conhecida. Você não quer encontrar clientes não podem executar o aplicativo. Com base na nuvem é uma ótima idéia, pois fornece elasticidade ", diz Massingham.


Ele acrescenta que o valor de redução de custo simples não deve ser descartada, uma vez que pode dar sentido a projetos que não eram de outra maneira viável.


"O Financial Times está rodando workloads de análise sobre a Amazônia RedShift. Um deles é uma carga de trabalho de personalização. Se você ler uma cópia do FT em um tablet ou na web, ele irá recomendar artigos com base no que você olhou antes.


"Porque eles podem usar suas habilidades SQL para construir seu modelo de análise, o preço da Amazon RedShift é de cerca de um décimo do que você pagaria por um data warehouse tradicional e que faz com que seja aplicável. Se você tivesse que construí-lo com um armazém tradicional você não faria isso. "


Dimensionamento das alturas


Serviço de filmes e TV streaming de Tesco, Blinkbox, mudou sua infra-estrutura de TI de um centro de dados London para Microsoft Azure. A empresa afirma que irá salvar "milhões de dólares", quando se desconecta o seu centro de dados, que espera fazer até o final de 2014.


Que a poupança, porém, é menos importante do que a capacidade de escalar de acordo com a demanda.


"Nosso maior bloqueador crescimento foi de armazenamento", diz Jon Robinson, chefe do grupo de TI da Blinkbox.


"Temos dezenas de milhares de clientes assistir programas ao mesmo tempo e foi muito difícil para os nossos sistemas de armazenamento para manter-se. Estávamos ficando sem I / O e não ter o capital para comprar a quantidade de armazenamento que precisávamos. "


Movendo sua codificação de vídeo e aplicação de streaming para Azure, onde ele é executado em dois centros de dados Microsoft europeus, deu Blinkbox a capacidade de escalar a sua infra-estrutura de streaming on demand, assim como o geo-redundância que de outra forma teria sido inviável.


Este tipo de elasticidade está no coração do que nuvem pode oferecer, de acordo com o analista Bloor Dai Clegg.


"Eu trabalhei com uma empresa que construiu a tecnologia de votação para programas de talentos de TV como o Fator X", diz ele.


"A capacidade que eles precisam para as 24 horas em todo o show, quando eles estão tomando votos e comentário é alimentada por dezenas de milhares de eventos por segundo e fornecendo feedback instantâneo no estúdio, é talvez 100 vezes mais do que o que eles precisam para o resto da semana, quando eles estão processando os dados e atualizar o aplicativo.


"Se tivessem que pagar pela capacidade máxima o tempo todo que não podiam dar ao luxo de entregar o aplicativo a um preço aceitável. O negócio depende da elasticidade da nuvem. "


Outro principais oportunidades de nuvem é a personalização. É um assunto delicado, pois personalização tem implicações de privacidade, mas reformular-lo em termos de construção de uma relação mais próxima com o cliente e é difícil de resistir.


Analytics Nuvem habilitados está transformando marketing e empresas como a ExactTarget (de propriedade da Salesforce) especializar-se na segmentação precisa de comunicações fornecedores. Se acertar, eles são mais bem-vindos ao destinatário, bem como mais eficaz para o negócio.


Infometria é outro serviço de nuvem que cria perfis de clientes com base nos contatos de uma empresa tem com seus clientes. Empresa global de laticínios Arla, que abastece marcas como Lurpak e Anchor manteiga, usado para perder o contato com os consumidores uma vez que seu produto chegou ao varejo.


A empresa agora utiliza um banco de dados de receita on-line para construir um relacionamento com seus clientes finais, resultando em ofertas personalizadas que têm uma alta aceitação.


Junção Spaghetti


Uma das razões para a lenta adoção de serviços em nuvem é a complexidade ou inadequação de determinadas aplicações.


"Você pode obter um spaghetti de dependências entre aplicações diferentes que podem torná-lo difícil de mover essa infra-estrutura para novas plataformas", diz Massingham.


Petri observa que a migração de aplicativos que não foram projetadas para a nuvem não rende muito benefício. "Eles nunca foram construídos a partir do zero, como Netflix, por exemplo, para intensificar a partir de alguns usuários no início da manhã de 170 milhões de usuários durante a noite", diz ele.


Migrando aplicativos existentes pode significar fazer mudanças arquitetônicas, bem dependências desembaraçar. Nuvem aplicações requerem tipicamente um desenho sem estado de modo a que eles escama facilmente de acordo com o nível de carga de trabalho.


Massingham aponta para ferramentas como o Elastic Load Balancing e autoscaling em AWS, que são eficazes apenas com aplicativos criados corretamente.


Mas migrações complexas ainda são possíveis. "National Rail Informações foi migrado para o AWS por um de nossos parceiros, Smart421", diz Massingham.


"Site de inquéritos a amurada do Reino Unido é o único planejador de viagem que se adapta ao estado atual da rede de transportes. Se houver interrupção ele irá se adaptar e dar-lhe uma rota viável.


"Ele faz isso praticamente em tempo real, por isso é um sistema complexo com muitos feeds de dados de relatórios sobre a rede ferroviária. Isso foi migrado com êxito no ano passado. "


Além de escalabilidade, outro aspecto de mover aplicações para a nuvem é a capacidade de testar variantes do mesmo aplicativo voltado para o público para determinar o valor de novos recursos ou projetos. Configurando a infra-estrutura para isso poderia ser proibitivamente caro, mas usando recursos de nuvem você pode executar esses testes para um curto período de tempo com pouco custo extra.


Outro benefício é a rápida implantação. Em um evento recente da AWS DevOps em Londres, empresa takeaway apenas comer mostrou a agilidade de seus sistemas.


"Ele mostrou uma demonstração ao vivo de sua linha de desenvolvimento, onde se mudou alguma coisa em uma de suas bases de código e empurrou que ao vivo durante o evento", diz Massingham.


"No fundo, ele cometeu uma alteração do seu repositório de código fonte que foi construído com uma ferramenta de integração contínua e implantado automaticamente.


"Neste caso, foi em um ambiente de QA, mas também poderia ter sido em um ambiente de produção. Demorou cerca de 10 minutos. "


Embora a computação em nuvem não é essencial para a implantação contínua deste tipo, APIs da Amazon estão agora suficientemente conhecida para ser bem suportado por ferramentas como Jenkins e TeamCity que fazem este tipo de processo possível.


Faça a automação


Benefícios técnicos são bons, mas o que importa não é a transformação em nuvem, mas transformação digital ativado por nuvem, de acordo com Petri.


"O custo de infra-estrutura é menor. Lá fora, no mercado, seus concorrentes estão pensando sobre como se tornar digital ", diz ele.


"Se o departamento de TI começa a se preocupar sobre como levar seu material existente para a nuvem, enquanto o resto da organização está pensando em todas essas coisas interessantes para fazer, é se concentrar no problema errado. As organizações estão nomeação de agentes digitais principais como agentes de mudança ".


Transformação Digital significa automatizar e processos de integração. Internet de sensores Coisas criar maiores possibilidades de automação e resposta mais rápida a incidentes, acrescenta.


Como os processos de negócios tornam-se organizações comodistas precisa pensar sobre como diferenciar-se.


"Todo mundo pensa da Nike, por exemplo, como um fabricante de sapatos, mas a empresa acredita que a colagem de plástico juntos em sapatos não é o que o torna diferente. O que o torna diferente é o projeto e todo o material que fica em torno dela ", diz Petri.


"Tarefas individuais que faziam parte do custo de fazer negócios - um sistema de gestão de despesas, um caminhão para entregar o material para os clientes - que será cada vez menos necessário, porque você pode usar esses grandes serviços em nuvem para fazer isso.


"Estes serviços de nuvem serão altamente automatizado, porque eles têm escala Pense Google Maps.: Você não pode construí-lo para uma empresa, você tem que construí-lo para o mundo."


A computação em nuvem não é uma nova forma de fazer computação, mas uma nova maneira de fazer negócios. ®


Saiba mais sobre o maior evento Amazon Web Services nuvem setor público no Reino Unido aqui .







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário