terça-feira, 16 de setembro de 2014

Watson Megabrain da IBM desce de nuvem para devorar sua planilha


Segurança para data centers virtualizados


! Rubor ainda com a sua vitória em quiz show Jeopardy, Watson supercomputador da IBM recentemente voltou sua atenção para atividades mais mundanas - a saber, triturando números de vendas para empresas.


Big Blue na terça-feira anunciou Watson Analytics , a sua mais recente tentativa de pimp seu tech "computação cognitiva" como um serviço na nuvem, desta vez destinado a profissionais de negócios em áreas como vendas, marketing, operações, finanças e recursos humanos.







"Watson Analytics é projetado para ajudar todas as pessoas de negócios - de representantes de vendas na estrada para CEOs de empresas - ver padrões, buscar ideias e melhorar todos os tipos de decisões", Bob Picciano, vice-presidente sênior do grupo de Informação e Analytics da IBM, disse em uma declaração . "Nós eliminamos a barreira entre as respostas que procuram, as análises que eles querem e os dados na forma que eles precisam."


Casos de uso Exemplo incluem explorar números de vendas por região e idade do cliente, ou descobrir como reter funcionários mais plotando quando saem da empresa e por que, entre inúmeros outros cenários.


Uma vez que seus dados são carregados no sistema, os usuários podem fazer perguntas em linguagem simples, tais como "o que prevê que as vendas?" ou "o que impulsiona o montante total das compras feitas?"


Screenshot of Watson Analytics

Watson Analytics usa motor DeepQA da IBM para fazer análises preditivas em dados de negócios (clique para ampliar)



Lembre-se, convencendo os tipos de negócios experientes para deixar de lado suas planilhas e outras ferramentas de dados tradicionais poderia ser uma tarefa difícil. Mas a IBM pensa sua combinação de uma interface de fácil uso, processamento de linguagem natural e análise preditiva Watson-alimentados no backend poderia ser a melhor solução para profissionais que de outra forma poderiam não têm o treinamento para fazer análises de forma eficaz.


Um truque Big Blue tem na manga é que Watson Analytics não apenas triturar os números, mas também orienta os usuários através do processo de descobrir o que eles têm dados que é útil, o que a IBM diz que pode levar até 50 por cento ou mais do o tempo em um projeto de análise típica.


"A maioria das ofertas analíticas assumir os usuários têm dados prontos para análise, uma idéia clara do tipo de análise necessária e as habilidades e tempo para construir um modelo de análise", diz IBM. "No entanto, a maioria dos usuários de negócios têm nenhuma dessas coisas."


IBM diz que planeja oferecer Watson Analytics em um modelo "freemium" - ou seja, você vai ser capaz de acessar os recursos básicos de graça, mas vai ter que pagar para o material mais avançado.


Se há uma nuvem que espreita por trás de toda essa fresta, no entanto, é que - como acontece com tantas coisas Watson - serviço da IBM nova análise de negócios é mais do que puffery produto, por enquanto. Big Blue diz que "certas capacidades" de Watson Analytics vai ficar online nos próximos 30 dias, mas apenas para beta testers. O serviço não será realmente lançado para os clientes até algum tempo mais tarde este ano. ®







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário