Escolhendo uma nuvem de hospedagem parceiro com confiança
Hewlett-Packard não se limitou a comprar startup nublado Eucalyptus Sistemas para construir sua incipiente OpenStack biz nuvem, também comprou Marten Mickos, CEO da empresa finlandesa.
A HP não é o primeiro a pagar por perícia Mickos '- que foi Sun Microsystems, quando adquiriu seu empreendimento empreendimento anterior, MySQL AB, por US $ 1 bilhão em 2008.
Apenas quem é esse cara Mickos e por que as empresas grandes sistemas como ele eo que ele tem a oferecer?
HP anunciou há duas semanas que está comprando Mickos 'Eucalyptus nuvem giratório para acelerar a adição de nuvens híbridas na empresa.
Híbrido é a frase du jour de empresas de tecnologia para descrever os clientes que usam ambos os sistemas hospedados e as facilidades prem para executar vários pedaços de sua TI.
A HP não é a primeira grande empresa de tecnologia que tira uma empresa nuvem para seu mastro. A Cisco também tem estado ocupado, na semana passada a compra startup de gerenciamento de nuvem Metacloud sob dois anos de John Chambers, US $ 1 bilhão plano nuvem.
Mas negócio da HP é uma verdadeira sobrancelha de fundos. Em vez de seguir o caminho Cisco bastante óbvia de comprar uma startup OpenStack, HP - que junto com a Cisco é um membro do Projeto OpenStack - comprou uma empresa que gira nuvens Amazon compatíveis vez.
Eucalyptus permite que você construa nuvens usando APIs compatíveis com os da Amazon Web Services - tanto para EC2 em computação e S3 em armazenamento. OpenStack foi desmembrada em 2010 para fornecer um conjunto de APIs de código aberto para aqueles que não desejam utilizar a AWS.
HP também deu Mickos um lugar na mesa topo: ele foi nomeado gerente geral da organização da HP Cloud, encarregado de Helion baseados em nuvem OpenStack edifício da HP. Helion é giro suportado da HP de código OpenStack. Mickos está reportando diretamente para a própria rainha, CEO da HP, Meg Whitman.
De acordo com a HP, Mickos vai ajudar a construir o portfólio HP Helion.
Mickos substitui HP homem corporativo old-school Martin Fink como chefe nuvem. Fink permanece diretor de tecnologia da HP e diretor do HP Labs. O CTO não era um homem para crescer um negócio em nuvem, mas Mickos poderia ser.
Significativamente, o anúncio HP apontou como Mickos tinha tomado MySQL AB, sua empresa antes de eucalipto, desde a inicialização garagem para "uma empresa que presta o segundo software de código aberto mais utilizado no mundo."
Qualquer pessoa pode fazer e vender de código-fonte aberto e realizar transferências, mas é outra coisa para ganhar dinheiro - que é o que Mickos 'MySQL fez.
Mickos foi nomeado CEO da MySQL AB CEO em 2001, apenas seis anos após a sua fundação, 1995 por Monty Widenius and Co. Sob sua liderança, a empresa montou uma onda crescente de banco de dados open-source popularidade para bater a receita anual da ordem de US $ 50 m. Tal era a sua rápida taxa de crescimento, alguns pensaram que ultrapassaria mundo número um negócio Linux Red Hat para as vendas. Sob Mickos, MySQL AB desenvolveu assinaturas e suporte pago e levou a empresa através de três rodadas de financiamento da Intel, Red Hat, SAP e outros.
Mickos provou MySQL poderia ganhar dinheiro - até o ponto onde ele convenceu Sun, desesperado para adicionar uma seqüência de software para o seu arco, para pagar US $ 1 bilhão para a sua empresa.
Junto com Java, MySQL era a única parte crescente dos negócios da Sun.
De bancos de dados de código aberto, e depois de uma breve passagem como empresário em residência na Benchmark Capital e Index Ventures, Mickos juntou Eucalyptus como CEO em 2010 - um ano após a sua fundação. Eucalyptus recebeu financiamento de risco de referência.
É tentador ver aquisição de Eucalyptus da HP e contratação de Mickos como uma versão moderna de venture MySQL AB solar. Mas a história não se repete. Certamente há ecos, mas pônei Mickos 'foi APIs Amazon compatíveis, enquanto o cavalo de HP é OpenStack. Ele não se parece com a HP contratou Mickos enxertar sua biz da Amazônia para a HP biz.
Mas, em agosto, o ex-CEO da MySQL começou a falar como se estivesse abraçando OpenStack. Claramente, algo estava no vento eo Finn estava se preparando para sua vinda em setembro.
Agora, a HP tem posição até seu negócio nuvem em vez de tecnólogo ou um veterinário corporativa de uma pessoa de negócios real. E, certamente, a oportunidade está lá para fazer exame - assim como foi em bancos de dados de código aberto última década.
Mas lembre-se que pouco sobre a história não se repete?
O crescimento eo dinheiro em nuvem está indo na direção de opções de propriedade. Em bancos de dados de código aberto foi ajudado por seu baixo preço em relação à custa da propriedade combinada com o crescimento no desenvolvimento baseado na web.
Quatro anos depois OpenStack nasceu como uma alternativa para a Amazônia proprietária, está se tornando a última palavra quando se trata de vários software proprietário - por exemplo, o Windows Azure da Microsoft - que fornecer alternativas para Jeff Bezos rolo compressor. AWS crescimento está a abrandar , enquanto o Windows Azure está crescendo em números triplos - embora porque está a aproximar-se.
Aqueles que tentam construir um negócio de plataforma com OpenStack está lutando.
RackSpace era um motor OpenStack principal em 2010 , mas já tentou - e não conseguiu - para sair. Sua nova esperança é um novo executivo-chefe e investidor ativista. Citrix, um outro cão superior no início, afiançou um tempo atrás, girando a sua própria CloudStack - que se revelou tão frustrante.
O problema não é apenas a economia - o fato de as grandes empresas pode custar seu kit mais baixos, graças às suas empresas maiores - é a tecnologia.
OpenStack tem abundância de contribuintes, mas eles estão puxando em diferentes direções de acordo com as suas próprias prioridades e preferências.
O resultado é OpenStack global continua a ser difícil de implementar. Você ainda precisará de uma equipe de cientistas de foguetes na equipe - como a eBay - ou deve desembolsar dinheiro para contratar a partir de um exército crescente de consultores OpenStack.
Além disso, o OpenStack está em perigo de fragmentação como empresas de tecnologia começar a construir ou empacotar suas próprias distros OpenStack - tomar as tentativas da HP e da Oracle, por exemplo.
OpenStack está começando a parecer perigosamente como Unix ou CORBA - como Mickos observado em agosto.
"É difícil produzir produtos tecnicamente brilhantes quando a governança é compartilhada entre grandes corporações, cada um com sua própria agenda", disse Mickos. "Em um abrangente coletivo é difícil dizer não a novas idéias, mas" não "é um componente vital de projetos que ganhar.
"OpenStack também deve prestar muita atenção às tendências de fragmentação. Certos graus e formas de fragmentação não são prejudiciais (eles podem até ser úteis), mas outros podem retardar a adoção e confundir os usuários", acrescentou.
Mickos terá sido trazido não apenas para "fazer um MySQL" e crescer Helion negócio cloud-stack aberto da HP. Ele também vai ter que ajudar a manter HP honesto, através da construção de Helion ao mesmo tempo, ter certeza que ele não escorregar fora do mainstream OpenStack - ao mesmo tempo manter o onside comunidade.
A falha nesse sentido seria a morte para Helion da HP, um pouco como se HP ficaram construção e manutenção de seu próprio Unix. Imagine isso. ®
via Alimentação (Feed)
Nenhum comentário:
Postar um comentário