segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Palavras para colocar medo no coração de um sysadmin: "Estamos nos movendo nossa nuvem do Windows para o Linux '


Top 5 razões para implantar VMware com Tegile


A visão de mundo de computação elástica, ou a minha, pelo menos, teve historicamente muito pouco Microsoft envolvido nela. Recentemente, no entanto, eu atendi várias entrevistas de emprego e uma questão que tem sido invariavelmente feita é: "Estamos pensando em se mudar do Windows para o Linux. Você já fez isso antes? "


Essa situação geralmente chega por um caminho bem-vestida trouxe ao redor, devido uma série de fatores. A maioria das startups não contratar a tempo inteiro (ou mesmo a tempo parcial) administradores no início de economizar em custos. Desenvolvedores em startups, aqueles a quem eu tenho falado com, parecem saber o suficiente Windows para obter um trabalho de configuração pilha da Web básico, talvez até um cluster.







As questões de como dimensionar, construir resiliência e os custos envolvidos são as últimas coisas em sua mente.


Essa visão simples desenvolvedor mundo funciona bem para testes de desenvolvimento e alfa e talvez testes beta limitado, onde não há realmente a necessidade de acrescentar muito recurso computacional adicional. De repente, "go live" chega eo site fica esmagado. Só então os verdadeiros significados dos termos elástica e escala se tornar cristalina.


Tentando gerir a sua própria infra-estrutura física e virtual para escalar com os produtos da Microsoft não é mais difícil do que é com Linux, dado um bom administrador. O problema real (percebida ou não) é o custo de implantação do Windows e tentar descobrir os modelos de licenciamento.


Mantê-lo em sua própria lata


Uma das startups com quem falei chegou à conclusão preocupante que os custos de licenciamento Microsoft poderia colocá-lo fora do negócio, devido à natureza das suas necessidades de computação excepcionalmente pontiagudas e natureza de curta duração das instâncias. Falava-se até de reescrever completamente o aplicativo para evitar o custo.


Este cenário de uso espetado não é um problema tão grande se você usar uma nuvem pública, tais como Web Services Azure e Amazon da Microsoft (AWS) para fornecer faturamento by-the-minute e os custos de licenciamento é construído no modelo de custeio de recursos. Este modelo de uso e propriedade, no entanto, não cabe todo mundo.


Aquelas empresas que não desejam entregar sua infra-estrutura para a nuvem: quais as opções que eles têm? Sem dúvida, mantendo a sua computação elástica em sua própria lata vai ser mais caro do que ir nuvem habilitado, mas você também manter um maior grau de controle e propriedade.


Como você mantém seu aplicativo ou serviço em Microsoft e ainda executá-lo você mesmo?


É a essa pergunta que nos leva à principal questão de como licenciamento funciona para computação elástica em um ambiente Microsoft, porque o resultado essencial é também a questão principal: como você lida com uma máquina virtual Microsoft em um ambiente altamente elástica onde o servidor pode só vive por um par de horas?


Historicamente, Redmond tem sido complexa. Depois de encontrar a questão da licença-induzida pelo custo de migração várias vezes, decidi investigar e há uma série de opções, todos com diferentes vantagens e desvantagens.


Cartão de virtualização da Microsoft é o Hyper V. Se você estiver indo all in, então você exigir que o high-end do Windows Datacenter Edition, o que dá um número ilimitado de instâncias virtuais.


O preço de tabela é 6155 dolares, sem descontos. O preço médio em um centro de dados, CPU dual, licença núcleo ilimitado é $ 4,809 para o sistema operacional. Em uma discussão que tive com a Microsoft, a empresa citou a apenas US $ 3.500.


Muitas vezes, o preço não inclui o servidor Client Access Licenses (CAL), uma licença para cada dispositivo que acessa o servidor. CALs são extra e são um modelo de licenciamento não é muito amigável para uma empresa virada para web que terão números flutuantes de clientes. Isso porque este modelo de precificação cresceu na empresa, onde era conhecido o número de clientes.


No lado positivo, enquanto o licenciamento de processador soa caro, edição Datacenter dá-lhe a capacidade de parar de se preocupar sobre o licenciamento e se você executar várias máquinas em cada host, o custo trata direito baixo. É claro que você ainda tem os custos de hardware, refrigeração e iluminação, também.


Isso se compara a uma máquina virtual da mesma forma especificada no Azure nuvem da Microsoft. Tal configuração, assumindo 24/7 uso, excluindo disco e tráfego de rede, vem em $ 2640 para o ano - de acordo com a Microsoft. Sei que isso não é uma verdade quando você compara como para como mas dá uma indicação de preço.


Você pode argumentar o preço Azure combinado com elasticidade se destina a conduzir os desenvolvedores diretamente para o Azure. Você não usa os seus recursos, você não paga por eles.


Uma maneira alternativa de fazer licenciamento Microsoft está usando o método de "estouro de pico", que é basicamente conhecido como "possui a base, alugar o pico". Simplificando, ele permite que você facilmente adicionar recursos adicionais para Azure para atender a demanda de pico. Não há taxa para qualquer integração e você só paga o que é usado em uma base por minuto. A desvantagem é que ele não está no local. Também estar ciente de que Azure é uma plataforma por desenvolvedores para desenvolvedores!


Você começa o que você paga ...


Quando se trata de comparar Microsoft e Linux, vamos ser claros: não há tal coisa como um almoço grátis.


Saber para onde ir, como você sair do modo de inicialização é difícil. Se você começou no Windows, em seguida, permanecendo no Windows significa menos dor, pelo menos no curto prazo, mas com custos potencialmente mais altos.


Indo para Linux irá reduzir os custos de licenciamento, dependendo do seu fornecedor de escolha, mas o lado negativo vem em aqueles com habilidades e experiência a necessidade de novas aprender novas ferramentas e infra-estrutura de Linux Windows.


Meu conselho: faça a sua escolha na frente e cumpri-lo. Mudando sua mente tarde vai custar tempo, esforço e dinheiro, quer fazê-lo sozinho ou contratar alguém que não fazia parte do seu plano original. ®







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário