quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Oracle, o King of Cloud? Talvez, no mundo de Ellison


A equipe executiva da Análise do Oracle passou a maior parte de seu segundo trimestre teleconferência na quarta-feira falando sobre o seu negócio - o que fazia sentido, uma vez que essa era a única parte do negócio que mostrou crescimento significativo.


Como na chamada do último trimestre, o trio de Safra Catz, Larry Ellison, e Mark Hurd piava de distância sobre o crescimento de dois dígitos do Oracle Cloud, enquanto habilmente patinando em torno do fato de que o software de núcleo e de hardware empresas do gigante banco de dados ainda estão mostrando o mesmo preocupante suavidade que eles têm para muitos quadrantes agora.







"Gostaria de pensar nisso como nós apenas estamos ganhando", co-CEO Hurd disse, talvez canalização de Charlie Sheen. "Essa é a coisa primordial que eu levaria para longe dele." Mas os números globais realmente não apoiar essa reivindicação.


Ignorando negócios em nuvem da Oracle, sua receita total do segundo trimestre cresceram menos de 2 por cento, ano após ano. Incluindo o SaaS, PaaS e IaaS ofertas, eles subiram apenas 3,5 por cento. Assim, enquanto os números superaram as estimativas dos analistas e até mesmo da própria orientação co-CEO Catz, isso realmente não parece muito de quarto para se vangloriar.


Além do mais, enquanto Ellison - agora da Oracle CTO e presidente executivo - diz que a Oracle está a caminho de ser o "líder em nuvem", que deve ser por alguma definição de "nuvem" que o resto do mundo não usa.


Amazônia não quebrar as finanças de seu Web Services negócio nuvem Amazon em qualquer detalhe, mas a unidade de negócios sob o qual ele informa receita de US $ 1.34bn ganhou em seu trimestre mais recente sozinho.


E a Microsoft afirma que seu próprio negócio nuvem comercial - por que, como a Oracle, isso significa não apenas IaaS e PaaS, mas também ofertas de SaaS, como o Office 365 e Dynamics CRM Online - tem visto um crescimento anual de 128 por cento este ano. As receitas exatas são um pouco escuro aqui, também, devido à estrutura de comunicação da Microsoft, mas eles estão pensados ​​para ser comparável ao da Amazon.


Cada empresa certamente vende muito mais nuvem do que o Oracle faz, que em seu segundo trimestre vendeu apenas US $ 516m de IaaS, PaaS, SaaS e combinados.


Ambos Amazon e Microsoft também estão investindo maciçamente em despesas de capital, a maior parte dos quais estão acreditados para ser gasto na construção de centros de dados, os blocos de construção fundamentais de um negócio amplo e robusto nuvem. Para os doze meses encerrados em 30 de junho de 2014, cada um gastou cerca de US $ 5 bilhões em novos imóveis e equipamentos.


Em comparação, a Oracle gastou apenas US $ 580m em despesas de capital para o ano fiscal que terminou em 31 de maio Mas Catz afirma que este não é um problema, e que Amazônia não precisa investir tanto quanto os outros caras.


"Eu não vou fazer algum anúncio de que vamos gastar bilhões", disse ela durante a chamada, "porque já passou, e ele está apenas mostrando um pouco de cada vez."


Então, quando a Oracle afirma que pretende ser o líder em nuvem, o que está realmente falando? Ter reservado apenas US $ 155 milhões em receitas IaaS neste trimestre passado, como pode ter a esperança de vencer Amazon, Microsoft, Google ou no jogo de nuvem?


Ah, mas lá está o busílis. Porque apesar de a alegação de que a Oracle Catz controla quase toda a sua cadeia de fornecimento - "estamos muito perto de começar com areia e, em seguida, temos computadores", disse ela na quarta-feira - infra-estrutura de nuvem não é onde ele se encontra para Oracle.


"Estamos em IaaS, que é um baixo custo, negócio de commodities", disse Ellison. "O que estamos empurrando muito difícil é PaaS, ao contrário de infra-estrutura como um serviço."


Ellison argumenta que PaaS da Oracle oferece melhor valor para os clientes do que as ofertas de outras empresas, porque mordomia de Java da Oracle significa que ele pode oferecer aos clientes a mesma plataforma que o gigante banco de dados utiliza para construir seus próprios aplicativos SaaS.


E, oh ​​yeah, esses aplicativos SaaS são importantes também. "No ano que vem", disse Ellison, "a Oracle vai vender tanto PaaS e SaaS como líder de mercado em nuvem Salesforce.com."


E isso pode ser a chave para toda esta conversa nuvem. Porque enquanto a Oracle pode não estar disposto a colocar no cotovelo graxa ou fazer os mesmos investimentos como os chefões da nuvem, quando se trata de bater Mark Benihoff em seu próprio jogo hype, Larry Ellison vai parar em nada. ®







via Alimentação (Feed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário